Declaração Recapitulativa/Periódica Fora da UE
Thread poster: CatiaCruz
CatiaCruz
CatiaCruz
Portuguese to English
+ ...
Jan 14, 2019

Boa tarde,

Trabalho há alguns anos como tradutora, mas apenas no último trimestre do ano passado comecei a colaborar com uma empresa sediada fora da UE. Como é óbvio, dirigi-me às Finanças para alterar os meus dados de atividade e poder, assim, declarar, através do Recibo Verde, os valores recebidos do estrangeiro. Ora, para meu espanto, por se tratar de um país terceiro, não me souberam ajudar e aconselharam-me a enviar um email através do e-balcão das Finanças pedindo
... See more
Boa tarde,

Trabalho há alguns anos como tradutora, mas apenas no último trimestre do ano passado comecei a colaborar com uma empresa sediada fora da UE. Como é óbvio, dirigi-me às Finanças para alterar os meus dados de atividade e poder, assim, declarar, através do Recibo Verde, os valores recebidos do estrangeiro. Ora, para meu espanto, por se tratar de um país terceiro, não me souberam ajudar e aconselharam-me a enviar um email através do e-balcão das Finanças pedindo informações sobre como agir.

Até hoje, não há resposta e eu acabei por passar os recibos verdes para o estrangiro (às cegas e como pude!) porque achei que mais valia os rendimentos estarem mal declarados do que nem sequer estarem.

Agora, chega janeiro, mês de entrega da declaração do IVA que, segundo li, é obrigatória para quem tem clientes estrangeiros (embora eu só encontre informações referentes a clientes dentro da UE)... E eu pergunto? Eu também tenho de preenchê-la? É que, segundo vi, aquilo é quase tudo automatizado e, quando pede para indicar o país de origem do rendimento, só surgem opções de países da UE...

Liguei para as Finanças e um senhor disse-me que, como se trata de um país fora da UE, não tenho de preencher a declaração recapitulativa. Para tirar a teima, voltei a ligar 10 minutos depois e outra senhora afirmou que tenho de preencher a declaração, tal como se se tratasse de um país da UE...

Estou perdida, já não sei o que fazer e o prazo limite de entrega da declaração aproxima-se. Cada vez percebo menos e ninguém sabe ajudar-me!

É por isso que peço ajuda a algum tradutor que colabore com alguma empresa FORA DA UE e que já tenha passado por este processo de alteração dos dados de atividade de trabalhador independente (assinala-se a opção "prestação de serviços intracomunitários", apesar de não ser? ou considera-se "exportação"?) e de envio de declarações do IVA (é necessário? como se contorna o facto de só surgirem para assinalar países da UE no preenchimento?)

Obrigada desde já!
Collapse


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:00
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
@Catia Jan 15, 2019

Eu não trabalho com recibos verdes: tenho uma sociedade por quotas, mas só posso dar-lhe um conselho: consulte um contabilista! Caso more na zona de Lisboa posso aconselhar-lhe o meu…

 
Uta Schulz
Uta Schulz  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:00
Member (2013)
English to German
+ ...
Só Declaração IVA Jan 17, 2019

Trabalho alguns anos como tradutora independente em Portugal e tenho clientes portugueses, da UE e dos EUA. Na declaração recapitulativa aperecem só os rendimentos de clientes da UE. Na declaração IVA declara se tudo, mesmo os rendimentos insentos á IVA.
Agora no seu caso, depende de que país o seu cliente é. Alguns países têm um tratado de dupla tributação outros não. Para o meu cliente da Carolina de Norte, por exemplo, declaro os rendimentos como "não sujeito à IVA ao abr
... See more
Trabalho alguns anos como tradutora independente em Portugal e tenho clientes portugueses, da UE e dos EUA. Na declaração recapitulativa aperecem só os rendimentos de clientes da UE. Na declaração IVA declara se tudo, mesmo os rendimentos insentos á IVA.
Agora no seu caso, depende de que país o seu cliente é. Alguns países têm um tratado de dupla tributação outros não. Para o meu cliente da Carolina de Norte, por exemplo, declaro os rendimentos como "não sujeito à IVA ao abrigo do artigo 6° n. 6 alinha a) do CIVA". Mas depende. Concordo com o conselho da Teresa: consulte um contabilista!
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Declaração Recapitulativa/Periódica Fora da UE






Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »
CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »